Profissionais Envolvidos

Paulo Alfredo Martins Rocha – Coordenador Pedagógico

Docente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Desenvolve atividades de ensino pesquisa e extensão, na graduação e pós-graduação na área de formação de professores, sua paixão.

Pesquisador vinculado ao CASULO/Condomínio da Terra – Centro de Pesquisas em ecologia e Conservação da Natureza – no qual ocupa a Coordenação de educação Ambiental e Ecopedagogia, e ao Instituto Universico de Pesquisas em Educação.

Atua como conferencista e consultor educacional e organizacional em âmbito nacional. É voluntário em ONG’s como o Movimento Internacional pela Paz e Não-violência – MOVPAZ. Idealizou o PAS – Projeto de Ação Social: Universidade Solidária, universitário (a) cidadão (a).

Publicou Pedagogias do São Francisco: O Rio e suas Lições para a Vida. A terra é um imenso Condomínio: Cuide conosco das partes comuns. Educação Holística: desafios a educadores e educadoras da nova era, entre outros. Consta como verbete no Dicionário de autores baianos e brasileiros. Ecopacifista holístico, é pedagogo – FEBA, estudou Belas Artes na UFBA, pós-graduou-se em Educação do ensino superior. Porém como ele mesmo diz “já não mais interessa ser poeta. Vale mesmo é ser poesia”.

 


Anderson Soares – Coordenador de Produção e Instrutor da Oficina de Realização Audiovisual:
Diretor Cinematográfico – DRT: 3433, Educador, Fotógrafo, Produtor Cultural e Publicitário (UCSAL).
Atuação como Docente na área audiovisual:
Coordenador e professor de cinema do projeto Cine Art's em 2010.
Professor da Oficina de Cinema do Protejo – PRONASCE das Secretarias de Segurança e Educação do estado da Bahia.
Professor da Oficina de Cinema da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais / Projeto Arte Vida.
Ministrante de Oficina de Cinema do Colégio Vitória Régia 
Idealizador e professor de cinema do Projeto Cine Escola patrocinado pelo Programa BNB de Cultura 2007 em parceira com a UNESCO, Programa Escola Aberta do Governo Federal e Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Pesquisador do sistema digital com câmeras 35mm digitais, em Full HD e a integração com os software de edição, buscando um cinema barato e competitivo com os estrangeiros.

Filmes que já dirigiu:
Joguete, 2006, ficção, 5min.
Memórias de um Príncipe Submarino, 2007, ficção, 5min.
Crime Perfeito, 2007, ficção, 8min.
Terezinha, 2007, 15min. 
Dois caminhos, 2008, ficção, 11min.
Babilônia II, em produção. 
Provocações Foucaltianas- Vol. 01 Loucura, 2009 / documentário, 50min.
Desaparecida, na Trilha de uma Esperança, 2007, documentário, 25min. 
Pra Sempre Fiel, em produção, ficção, 5min.
Oculto, 14min, em fase de finalização.

Filme que participou em outras funções:
Enfermeiro, ficção, 70min, em fase de finalização – função: Produtor e Diretor de Fotografia.



Lia Vasconcelos – Instrutora da Oficina de Roteiro

Nasceu em Salvador, é graduada em Produção em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Bahia e especialista em Estudos de Teatro pela Universidade de Lisboa. Iniciou-se profissionalmente em 2000, na produção de telejornalismo da Rede Bahia, passando também pela TV Band Bahia e TVE. Nesse mesmo período, trabalhou como produtora executiva na Beth Cayres Produções Artísticas, tendo atuado como programadora cultural do Resort Costa do Sauípe. Entre 2001 e 2006, trabalhou, em Portugal, como assistente de produção de cinema e vídeo e professora de teatro em instituições como a Escola Superior Artística do Porto e o Museu dos Transportes e Comunicações. Atualmente, exerce a profissão de produtora cultural no CRIA – Centro de Referência Integral de Adolescentes.

Começou a praticar a escrita dramática na Faculdade de Comunicação e a partir daí participou de workshops e cursos de roteiro e de dramaturgia, ministrados por Sérgio Machado, José Pedro Serra, Wilson Coelho e Meran Vargens. Em 2009, ingressou na 2ª turma do Núcleo de Dramaturgia do SESI - British Council, no qual foi orientanda de Marici Salomão e aluna de Luís Alberto de Abreu e da britânica Daisy Campbell.

Escreveu e dirigiu o curta de ficção Saliva Seca (1999) e o documentário O Extracotidiano (2000). Como dramaturga, participou do projeto Os Dez Dramaturgos no site Teatro Para Alguém [http://www.teatroparaalguem.com.br] com a peça Bicho Homem (2010), dirigida por Roberto Rosa. Além de peças e roteiros, escreve também poesias, contos e crônicas, a exemplo do texto Entre Duas Cabeças, selecionado entre os melhores de julho de 2007 na seção Exercícios Urbanos do site Portal Literal [http://portalliteral.terra.com.br/artigos/exercicios-urbanos-julho2007].



Roberto Salles – Instrutor da Oficina de Interpretação Cinema e TV

Ator e Professor de Teatro - Curso de Licenciatura em Teatro (UFBA)

Experiência Profissional

Faz parte do quadro de professores do Sitorne Estúdio de Artes Cênicas desde 1998 e como diretor foi responsável por vinte e quatro montagens entre mostras didáticas e profissionais. Destacam-se dentre as quais: Romeu e Julieta (1998), Meu Jardim é a Rússia Inteira (1999); A Alma Boa do Oeste (2004); O Crime Perfeito (2002); As Três Irmãs (2004); O Jardim das Cerejeiras (2004); O Tio Vânia (2004); A Gaivota (2004); Há Vagas para Moças de Fino Trato (2004); Léa, Cléia e Azaléia (2005); Bastidores (2005); Eles não Usam Black-tie (2005); Jingobel (2005); Lição de Botânica (2005); Dois Perdidos numa Noite Suja (2005); Dorotéia (2005); Mulheres Incompletas (2005); Um Bonde Chamado Desejo (2006), Esta Propriedade está Condenada (2006) e As Trôxas - Uma Comédia Deslavada (2007).
Em 2008 passou também a ministrar aulas de teatro para adolescentes oriundos da rede pública de ensino, na Escola de Cadetes Mirins em Lauro de Freitas.

Esses Moços (Rodado em 2001 / Lançado em 2007 - Roteiro e Direção: José Araripe Jr.)
Trânsito por Dora (Rodado em 2003 / Lançado em 2005 - Roteiro: Fernanda Grandesso e Paula Faro / Direção: Paula Faro)

O Menino do Rio Vermelho (Rodado em 1999 / Ainda inédito - Roteiro e Direção: Roberto Jabor)

Trânsito por Dora (Rodado em 2003 / Lançado em 2005 - Roteiro: Fernanda Grandesso e Paula Faro / Direção: Paula Faro) – como Assistente de Direção e Preparador de Elenco (Corpo e Interpretação)



Aline Cléa Silva Sousa – Instrutora da Oficina de Produção para Cinema

Produtora Cultural e Pedagoga (UFBA)
Filmes que já atuou como produtora: Terezinha, 2007, 15min. / Dois caminhos, 2008, ficção, 11min. / Babilônia II, em produção. / Oculto, 14min, em fase de finalização.

Outros trabalhos de Produção ligados ao cinema:
Coordenadora de Produção do Animaí - Encontro Baiano de Animação em 2009 e 2010,
Festival de Imagem em 5 minutos – Coordenação de Produção das Oficinas profissionalizantes na área cinematográfica em 2009,
Coordenadora do Núcleo de Apoio à Formação na Diretoria do Audiovisual/FUNCEB produzindo os cursos Profissionalizantes CANNE na Bahia e Coordenando a Produção Local do Programa Ponto Brasil da TV Brasil em 2009 e 2010 /
Produção de elenco da propaganda Carlinhos Brawn Brahmeiro  em 2009 /
Sócia da Independente Produções Culturais que trabalha com intinerância de espetáculos Culturais na Bahia tendo como destaque o espetáculo paulista “Improvável”.

Consultoria, elaboração de Projetos e Captação de recursos de vários projetos culturais aprovados em diversos editais culturais: Cine Escola – Prêmio BNB de Cultura 2007 / Espetáculo de dança contemporânea Vozes D’África - Fundo de Cultura 2007; Prêmio Klauss Vianna de Dança – FUNARTE 2008; Prêmio Ninho Reis de Circulação de Dança 2008 / Exposição Fotográfica Bahia em 35X3 – Fundo de Cultura 2008 / Cine Art’s – Edital de Qualificação 2009 pelo Fundo de Cultura / Animaí – IV Encontro Baiano de Animação – Prêmio BNB de Cultura 2010. Além de várias captações diretas com apoiadores e patrocinadores diretos.